A auditoria em condomínio é peça fundamental para a segurança e valorização do imóvel
A auditoria em condomínios tem se tornado umas das melhores práticas para garantir sucesso na gestão financeira, evitar riscos e gerar credibilidade aos moradores através dos dados e transparência que ela oferece.
Um condomínio é composto por diversas pessoas, consequentemente gera um número muito grande de entrada e saída de dinheiro e documentos, e para que tudo ocorra da forma correta é necessário estar em conformidade com a lei.
Isso porque, a administração de condomínios ainda é algo muito complexo e nem sempre os síndicos estão preparados ou sabem realizar a parte financeira da forma correta, gerando diversas possibilidades de erros futuros.
Entenda o que é auditoria preventiva
A auditoria serve exatamente para facilitar e gerar resultados diante do trabalho do síndico. Condomínios possuem diversas pessoas e gastos financeiros em comum como água, luz e manutenção, sendo primordial ter um excelente gerenciamento dos gastos.
No caso da auditoria preventiva, ela é feita visando analisar valores, prestação de contas e conferir todas as entradas e saídas de dinheiro, ou seja, uma verificação minuciosa de todas as contas para entender se estão sendo gerenciadas da forma correta, dessa forma corrigir erros no pagamento de tributos, problemas com notas fiscais e qualquer outra irregularidade que possa culminar em processos judiciais e multas.
Solicite uma auditoria para condomínios aqui
Considerando que a transparência é ponto-chave para qualquer negócio crescer, quando falamos em condomínios não é diferente. A auditoria, além deixar evidente todos os processos financeiros e de gestão, ela evita possíveis erros e fraudes, contribuindo para o planejamento estratégico visando a melhoria e expansão do empreendimento
3 motivos para realizar a auditoria preventiva no condomínio
Existem diversos motivos para realizar a auditoria preventiva em condomínios, já que é através dela que todos terão o entendimento completo de todas as operações e decisões, trazendo credibilidade em diversos aspectos condominiais. Conheça os 3 principais:
- Transparência
A transparência é peça essencial nas etapas de gerenciamento de um negócio, principalmente quando falamos em condomínio. Ao final da auditoria é gerado um relatório com todas as considerações, recomendações e informações obtidas durante o período de análise, nele terá todos resultados que devem ser compartilhados com todos, dessa forma, gerando total transparência entre todos os envolvidos.
- Minimizar riscos
Evitar riscos é um dos principais objetivos da auditoria preventiva, já que ela é possível impedir diversas fraudes e otimizar a rotina do síndico, visando sempre seguir as leis e regras do condomínio.
A auditoria mensal busca analisar todas as contas, como entrada de recursos, e pagamentos de despesas, para entender se elas estão em dia ou se existem irregularidades que precisam ser corrigidas.
Por este motivo, ela se tornou a melhor opção para antecipar qualquer problema ou desvio de conduta, já que, quando feita da forma certa, é possível detectar rapidamente qualquer erro ou alteração, consequentemente eliminando riscos que estejam para acontecer e até mesmo identificar aqueles que já ocorreram.
- Valorização do imóvel
Condomínios que seguem as leis e normas possuem uma boa gestão financeira, principalmente aqueles que realizam a auditoria preventiva que busca analisar todos os processos e identificar erros, possuem o patrimônio valorizado, demonstrando que a administração do condomínio oferece o suporte técnico ideal ao imóvel.
Além disso, um local que possui uma boa gestão, estando em uniformidade para cumprir com as questões encontradas nas auditorias, ganha um poder de compra maior do que qualquer outro, contribuindo para o crescimento e valorização do empreendimento.
Leia também: Quais os desafios do compliance condominial?
Auditoria preventiva – a peça chave para o sucesso do condomínio
A auditoria é a peça chave para o sucesso e crescimento do condomínio e, apesar de ainda não ser uma prática obrigatória, ela precisa começar a ser vista como algo essencial, que não pode faltar na gestão do condomínio.
Realizar a auditoria como forma preventiva pode prevenir problemas sérios e custos bem altos para o condomínio — que vão ser ainda maiores do que os custos para contratar um serviço especializado.
Outro ponto importante da auditoria em condomínios, é que ela vai além de prevenir riscos, e analisar contas, a prática serve também para validar as prestações de contas e, consequentemente, o trabalho do síndico diante dos moradores.
O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta para garantir a eficiência dos processos administrativos e a legalidade das informações, visando prevenir e acompanhar mensalmente a pasta de prestação de contas.