Com as quebras de bancos em alta, a ferramenta se torna essencial para garantir sucesso e integridade financeira
Os bancos são instituições financeiras que dispõem de uma grande quantidade de dinheiro e operações, logo, se não houver um controle de todas as etapas, é muito provável gerar confusões, principalmente financeiras e, consequentemente, erros irreversíveis para o negócio, como, a quebra da instituição.
A auditoria em banco realiza, justamente, a revisão contábil e jurídica das contas da empresa, a fim de detectar e prevenir eventuais brechas, garantindo a segurança nos processos, além de verificar se as políticas e normas estão sendo seguidas da forma correta — métodos essenciais para manter o bom funcionamento da organização.
Entendendo a auditoria em bancos
A auditoria é uma técnica cuja finalidade é garantir o controle dos registros contábeis e a situação financeira nas empresas, servindo como uma ótima ferramenta de controle interno e de gestão.
Com o cenário atual da economia, grande parte dos bancos não conseguem evitar a quebra, justamente por não realizarem um bom, ou nenhum processo de auditoria. Isso porque, a quantidade de dinheiro e dados que uma instituição financeira obtém por dia é enorme, fazendo com que as instituições, sem um procedimento interno adequado e de acordo com a lei, não tenham um controle eficiente sobre as finanças e documentos.
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Por este motivo, a auditoria em bancos se torna essencial para identificar possíveis falhas na administração, garantindo que o dinheiro seja usado da maneira correta, com a garantia de todas as etapas financeiras funcionando em comum acordo, com o intuito de evitar quebras institucionais.
Auditoria pode ser realmente eficiente para evitar a quebra?
Como citamos acima, a auditoria é uma excelente ferramenta de controle interno, já que com ela é possível verificar se tudo está operando da forma correta, sem fraudes ou qualquer outro tipo de irregularidade.
Com a auditoria é viável realizar uma análise minuciosa para se certificar que os saldos dos registros contábeis, extratos bancários e no boletim de caixa correspondem com os valores físicos da organização, além de ser possível seguir os mecanismos de compliance financeiro do empreendimento em busca de identificar se os controles internos estão adequados para detectar ou prevenir erros.
Para ter todos esses resultados e evitar quebras, a auditoria realiza o mapeamento completo de todas as etapas financeiras dos departamentos da organização, que é uma forma de entender a origem e destino de cada quantia que passou pela conta e foi usado pela empresa. Neste processo é necessária uma análise das transferências bancárias, pagamentos de fornecedores, salários, compras, pagamentos de dividendos, multas e outros.
Com isso, além de evitar a quebra, a auditoria também oferece diversos outros benefícios importantes para manter empresas financeiras funcionando com garantia de sucesso, possibilitando o desenvolvimento de um plano de ação para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de riscos e, consequentemente, evitando a ruptura, erros ou fraudes.
Auditoria: ferramenta essencial para instituições financeiras
Com a auditoria nada passa despercebido na empresa, principalmente situações financeiras e contábeis e, justamente por ser uma ferramenta essencial para evitar a quebras das instituições financeiras, ela é exigida nos bancos e está na resolução n.º 4.567, de 27 de abril de 2017, emitida pelo Banco Central (Bacen), e citada no texto da Lei n.º 12.846 /2013, mais conhecida como Lei Anticorrupção.
Portanto, é possível afirmar que organizações financeiras que fazem a auditoria de forma frequente, conseguem se manter estabilizadas em relação à quebras ou perdas monetárias, já que terão uma projeção correta sobre os saldos registrados, custos, aplicações e outros destinos, trazendo vantagens nas tomadas de decisões, reduzindo custos, além de permitir uma melhor adequação segundo as leis.
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