Ferramenta ajuda a evitar crimes e casos de falsos médicos
O background check, além de ser uma ferramenta essencial em empresas, também ajuda a evitar crimes e casos de falsos médicos. Portanto, os gestores de hospitais têm no Background Check mais uma opção para garantir a segurança.
Afinal, tanto os pacientes quanto os profissionais da saúde devem se sentir seguros no ambiente hospitalar. Antes de falar sobre como o background check ajuda na segurança do trabalho em um hospital, é preciso entender como a ferramenta funciona.
Resumidamente, a checagem de antecedentes serve para levantar informações de uma pessoa ou empresa para que, na hora de fechar uma parceria ou contratar alguém, estes dados sejam levados em conta.
Por exemplo, uma empresa pode saber se uma pessoa tem algum processo na Justiça e verificar o histórico profissional ou até mesmo dívidas em bancos. Já o background check para empresas apura o histórico de fraudes.
Dessa maneira, se um CNPJ está envolvido em um ato de corrupção, o sistema identifica este dado.
Além disso, também é possível saber se há algum escândalo envolvendo o nome da pessoa ou empresa. Com isso, na hora de contratar alguém ou fechar uma parceria, o trâmite acaba sendo mais seguro.
Leia também sobre background check para franquias: 4 Perguntas e Respostas sobre Background Check para Franquias
Background check garante segurança do trabalho no hospital
Mas, afinal, como o background check ajuda na segurança do trabalho em um hospital? Na prática, o hospital consegue ver se o médico é quem diz ser, o que reduz os casos de falsidade ideológica.
Não só o background check verifica o CRM do médico, mas o histórico profissional, garantindo a melhor contratação de profissionais em cada área. O resultado é oferecer atendimento de qualidade aos pacientes e, junto a isso, também assegura um ambiente muito mais resguardado.
Consequentemente, a checagem também reduz as chances de crimes como abuso, corrupção e fraudes, assim, o hospital acaba tendo mais credibilidade e prestando um serviço melhor.
Contudo, quando um hospital não opta pelo background check, fica exposto a diversos problemas, dentre eles, estão crimes contra pacientes e contra a própria equipe. Há ainda o risco de vazamento de dados de pacientes ou da equipe. Então, é possível afirmar que o background check também ajuda no cumprimento da LGPD.
Além de ajudar na contratação de médicos e profissionais, o background check também possui outras funções em hospitais. A segurança do trabalho pode ser garantida também na hora de contratar fornecedores e parceiros.
Ao checar se um parceiro é idôneo, o hospital preserva a segurança do trabalho, dos pacientes e a própria imagem. Deste modo, a tecnologia ajuda a reduzir riscos e aumentar a qualidade do serviço.
Por outro lado, a falta de checagem pode trazer prejuízo para os cofres da empresa, para a imagem e ainda para os pacientes.