Uma das formas de garantir maior confiabilidade no mercado é implantar o canal de denúncias nas empresas
Ter um canal de denúncias nas empresas pode ser um modo de mostrar para todos os colaboradores e clientes quais são as formas de trabalho adotadas pela empresa, ou seja, no que a instituição acredita, como ela busca minimizar as ocorrências e solucionar qualquer problema eventual que possa acontecer.
Os profissionais que atuam neste serviço são os de compliance. Eles buscam estratégias para fazer com que todas as regras estejam em conformidade e sejam seguidas fielmente para aumentar a fiscalização e a segurança em todas as áreas da empresa, cobrando soluções de todos os envolvidos, sejam em problemas internos ou externos.
No entanto, para que o canal de denúncias nas empresas torne-se eficaz em sua atuação, não depende apenas do trabalho de um profissional de compliance ou auditor. Toda a organização precisa estar ciente e colaborar com o funcionamento.
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Importância do canal de denúncias nas empresas
Primeiramente, o canal de denúncias nas empresas precisa existir para manter a integridade da companhia através da Lei Anticorrupção (Nº12.846/2013). Essa medida visa garantir que todos os clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, empresários, sócios e demais stakeholders possam se sentir seguros, mantendo total discrição com relação aos temas que podem ser discutidos em uma denúncia.
Com o canal de denúncias nas empresas é possível delatar fraudes, abuso de poder, corrupção, assédio, entre outros problemas, sem que haja interferência de terceiros, de forma confidencial. Isso pode ser feito por meio de um telefone comercial (0800), uma carta, um formulário e/ou por um e-mail indicado apenas para esse serviço. A pessoa que recebe as ocorrências tem o auxílio de um sistema que organiza todas as informações e as transmite para que seja encontrada uma solução o mais rápido possível.
Essa eficiência fará com que a ética e os valores da empresa sejam privilegiados, além de contribuir para o aumento do interesse em realizar trabalhos no local.
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Canal de denúncias na prática
Como dito anteriormente, para que o canal de denúncias nas empresas funcione, não depende apenas do auditor ou do profissional de compliance para fazer as fiscalizações, organizar e cobrar.
Todas as pessoas envolvidas na instituição precisam estar cientes do canal de denúncias, é por essa razão que o trabalho de comunicação e divulgação tem um papel importante. Quando o serviço é implantado, todos os stakeholders precisam saber como é o funcionamento, para quem ele é destinado e como são as formas de utilizá-lo.
Pessoas com cargos hierárquicos elevados também podem usar, porém, dadas as responsabilidades cabíveis, precisam estar atentos a todas as leis pertinentes aos casos de denúncias.
Ou seja, o canal de denúncias nas empresas só se torna eficaz se ele realmente funcionar, e não estamos falando do fato das pessoas se sentirem confiantes para fazer suas reclamações, isso também é importante, mas cada colaborador, independente de sua função, precisa estar ciente das consequências, das regras e das medidas que podem ser tomadas para solução dos problemas.
Quem tem o dever de manter todas as informações sigilosas e em conformidade é o profissional de compliance que permanece na empresa não apenas para resolver problemas específicos, mas sim para garantir que não aconteçam.