Medida garante o cumprimento de normas e a conformidade com a legislação
Estar em conformidade com a lei e ter uma equipe que cumpre normas são quesitos importantes para qualquer empresa. Para isso, aplicar um programa de compliance é uma alternativa.
Assim, você evita casos de fraudes, corrupção, abusos e até mesmo lavagem de dinheiro. Afinal, ninguém quer estas palavras associadas ao próprio negócio.
Mas o que é um programa de compliance? Calma, apesar do termo em inglês, trata-se de um processo simples. Vamos detalhar tudo para você!
Um programa de compliance na empresa cria algumas regras e processos. Entre eles estão: auditorias, fiscalização e um canal de denúncias.
Até mesmo campanhas de comunicação fazem parte do compliance na empresa. No caso destas ações, reforçam a importância de agir de forma ética e transparente.
Embora o trabalho seja extenso, o compliance na empresa tem o objetivo de prevenir ao invés de remediar. Ou seja, trata-se de uma série de ações que evitam problemas.
Leia também: Entenda os principais pilares de um programa de compliance
Mas por que ter compliance na empresa?
O compliance vai além de prevenir problemas e pode ajudar a manter a reputação do seu negócio. Como resultado, você também garante a saúde financeira e reduz danos, caso haja algum imprevisto.
Além destes aspectos, o compliance na empresa também ajuda a proteger dados.
Com isso, você evita vazamentos e garante conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Apesar deste tema ser atual, nem todas as empresas estão de acordo com esta lei.
Como aplicar o compliance na empresa?
Agora que já sabe a importância de um programa de compliance na empresa, vamos ao como e, para isso, é preciso escolher as ferramentas que quer utilizar.
Então, busque uma empresa que entenda do assunto e possa te orientar. Assim, você pode optar por ferramentas que fazem a gestão de denúncias, riscos operacionais, criam políticas, treinamentos, entre outras.
Por exemplo, a IAUDIT Consultoria Empresarial oferece o Programa de Compliance ou Programa de Integridade para a sua empresa.
Neste caso, a empresa oferece implantação, auditoria e revisão do programa. Mas não pense que sua empresa vai ficar sozinha. Afinal, as equipes trabalham para monitorar todo o processo.
Solicite aqui um programa de compliance.
Outra opção é contratar serviços conforme seu negócio precisar, solicitando os que atendem a sua necessidade separadamente. Entre eles está o canal de denúncias, por exemplo. Com ele, você consegue garantir uma cultura ética em sua empresa.
De modo geral, é preciso seguir alguns passos para implantar um programa de compliance e, o primeiro deles é analisar os riscos.
O próximo passo é fazer um plano de ação. Com base no documento, deve-se criar um código de ética para alinhar a equipe aos objetivos e ao perfil da empresa. Em seguida, você terá que treinar os funcionários e será importante monitorar todo o procedimento.
Além destes passos, será essencial direcionar uma equipe para o departamento de compliance e criar soluções para fiscalizar o cumprimento do programa.
Hoje em dia, plataformas específicas são imprescindíveis para garantir que tudo saia conforme o planejado. Assim, tudo passa a funcionar de forma correta em sua empresa e você não precisa se preocupar!