Um dos objetivos principais da auditoria financeira é analisar como o dinheiro está sendo controlado dentro da empresa
A auditoria financeira é algo fundamental para obter sucesso dentro de uma empresa. O trabalho realizado por um contador, auditor ou funcionário capacitado para a área, é feito por meio de uma avaliação de formulários, que será documentada para encontrar soluções de possíveis erros e problemas.
Mas, para entender a auditoria financeira e suas vertentes, é preciso saber o que é feito dentro de um projeto. Esse trabalho tem como base fazer um exame analítico dos procedimentos, investigando e validando as informações de um sistema ou atividade.
Dessa forma, podemos resumir que um auditor realiza um trabalho minucioso de compreender se tudo o que foi descoberto está alinhado com as expectativas previamente discutidas e planejadas pela companhia.
Onde acontece a auditoria financeira?
A auditoria financeira é uma subdivisão dentro da divisão de duas auditorias, são elas: Auditoria Interna e Auditoria Externa.
No caso da interna, são desenvolvidos trabalhos que resolvam procedimentos ligados à própria empresa, seus funcionários e metas. Não tem impacto direto com situações externas. Por essa razão, normalmente, pode ser feito por funcionários da própria organização.
Já na externa, é muito comum ter um serviço terceirizado de uma pessoa que analisa questões que podem trazer impactos negativos ou positivos para a instituição, referente ao mercado em que ela atua. Por isso que, por lei, empresas consideradas de grande porte são obrigadas a realizar essa atividade.
Em ambos os casos, o trabalho de auditoria financeira é realizado.
Leia mais sobre auditorias aqui.
Conheça a auditoria financeira
Falar em financeiro nos remete diretamente ao controle de dinheiro, por isso que, dentro dessa auditoria, existem três formas de um profissional estabelecer a ordem na hora de analisar os procedimentos de uma empresa.
Uma curiosidade sobre a auditoria financeira é que a primeira vez que ela foi realizada aconteceu por volta do século XIV. Com o tempo ela foi ganhando ramificações e outras formas de encontrar estratégias que tenham como foco principal a veracidade dos dados e, neste caso, do valor gasto. Conheça:
Auditoria contábil
Tem como base a análise de todos os movimentos patrimoniais da empresa, reduzindo a desonestidade no meio corporativo. É o auditor que confere se as demonstrações contábeis são compatíveis com a situação financeira e econômica da corporação.
Auditoria financeira
A auditoria financeira verifica e certifica se o valor presente nos registros contábeis, extratos bancários e fluxos de caixa estão de acordo com os saldos atuais da empresa. Avaliando como o dinheiro está sendo gasto, identificando controles internos e os adequando para prevenir fraudes.
Auditoria fiscal e tributária
Neste caso, o trabalho realizado é para descobrir se a empresa está regulamentada com relação às leis, se todas as taxas e impostos foram pagos devidamente. Normalmente seguindo regras do direito tributário, sempre observando se a organização não está mantendo vantagem fiscal por não se adequar a legislação.
Qual a melhor escolha?
As três auditorias financeiras estão ligadas entre si, pois realizam uma análise importante na contabilidade e no controle do dinheiro de uma instituição. Verificando desde o valor gasto para o movimento simples de caixa, até a certificação de valores pagos em imposto. Por isso que o trabalho é feito, tanto por auditoria externa quanto pela interna, para manter a imparcialidade e garantir a verdade.
Mas, é importante ressaltar que apesar de parecer que tem processos similares, as auditorias realizam ações diferentes, funcionando de forma independente. É possível contratar apenas um dos serviços, dependendo, é claro, da necessidade e do foco da sua empresa.