Canal de Denúncias e seu papel nas empresas: Entenda porque a ferramenta é fundamental para aplicação de programa de compliance na sua empresa.
Muitos podem resistir ao ouvir falar em canal de denúncias nas empresas. Entretanto, esta ferramenta tem um papel importante.
Em geral, o canal é fundamental para a aplicação do programa de compliance. Além disso, ajuda a identificar fraudes ou atos irregulares.
Com isso, você evita muitos problemas e acaba evitando gastos a mais. Portanto, a ferramenta deve estar presente de forma cada vez mais efetiva nas empresas.
Canal de denúncias e o seu papel nas empresas: Como o canal funciona?
Na prática, um canal de denúncias funciona para que todos possam reportar atitudes erradas. Entre elas, estão: fraudes, ações irregulares, problemas de comportamento ou mesmo crimes.
Engana-se quem pensa que o canal é apenas para reportar colaboradores. A ferramenta se aplica também a clientes, parceiros e pessoas ou empresas, em geral, que colaboram com o seu negócio.
Então, se você pensa que a ferramenta vai ser uma forma de assustar ou “monitorar” a equipe de forma intimidadora, saiba que este conceito já caiu por terra. Afinal, o canal ajuda a encontrar atos ilícitos em várias áreas.
Por exemplo, por meio do canal de denúncias, podemos saber se um gestor está cometendo alguma fraude. O mesmo pode se aplicar a um fornecedor.
Também estão na lista de possíveis denúncias as informações vazadas, condutas que não estão de acordo com o código de ética da empresa e fraudes financeiras.
Saiba o que fazer ao receber uma denúncia interna.
Além disso, o canal pode receber também denúncias sobre crimes como corrupção ou assédio. Afinal, nenhum empresário quer esse tipo de escândalo em sua empresa.
Como implementar um canal de denúncias nas empresas
Um canal pode ter diversos focos. Por exemplo, existem canais voltados para recursos humanos. Neste caso, as denúncias podem ser de casos como abuso de poder ou assédio.
Outra opção é ter um canal jurídico. Assim, casos de pessoas que descumprem normas ou leis são situações que podem ser relatadas.
Por fim, também é importante ter um canal para questões que se relacionam a dinheiro. Neste aspecto, entrariam sonegações de impostos, furtos, fraudes e desvios, por exemplo.
Além disso, é possível que um canal receba diversos tipos de denúncias. Vai depender da empresa e da forma de administração da ferramenta.
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De qualquer maneira, para implementar um canal de denúncias nas empresas, é preciso contar com uma companhia de confiança e de qualidade. Da mesma forma que não ter acesso a estas informações pode causar prejuízos, a má gestão destes canais pode ser um risco.
Afinal, não adianta receber denúncias se não houver uma forma de checá-las de maneira apropriada e de forma sigilosa. A discrição ajuda a manter a integridade da empresa.
Outro ponto é garantir que todos saibam as regras que devem ser seguidas. Se todos souberem as normas de forma clara, a chance de surgirem denúncias é menor.
Agora que você já sabe como o canal de denúncias funciona, já pode investir nesta ferramenta e evitar problemas em sua empresa.