Background checks é uma das formas de descobrir com antecedência informações necessários sobre um fornecedor
O background check se resume em práticas importantes para uma empresa, principalmente após a aprovação da Lei de Proteção de Dados nº 13.709, que entrou em vigor em 2020. Isso porque, as formas de verificar os dados de contribuintes e parceiros passaram a ter novas orientações para manter a segurança de tudo o que pode ser coletado.
Checar as informações não é benéfico apenas para empresários e para uma corporação, mas, também, um ato necessário para todos os contribuintes, mostrando que o local é seguro para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada participante, contando com a colaboração e a verdade de cada indivíduo.
Por dentro do background check
Uma das formas poderosas de obter sucesso é realizando o background check dos funcionários da empresa. Essa atitude nada mais é do que avaliar e buscar o máximo de informações possíveis sobre a trajetória de uma pessoa, como dito anteriormente, é um ato benéfico para todos, trazendo mais veracidade para a organização.
A tradução literal do termo é checagem de antecedentes. Com os dados coletados, de forma segura, seguindo a lei, é possível descobrir logo no momento da contratação pontos importantes para o desenvolvimento futuro dos fornecedores da empresa.
Lembrando que é importante em uma entrevista, por exemplo, conversar sobre o material coletado para confirmar o que foi descoberto.
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Quem são os fornecedores?
Antes de observar o que é coletado, precisamos entender quem são as pessoas que serão avaliadas pelo background check.
Desde 1990, foi sancionada a Lei Nº 8.078, do Código de Defesa do Consumidor, dizendo no Art.3º que um fornecedor é “[…] toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços”.
Ou seja, se um indivíduo realiza algum tipo de serviço para uma empresa, ele pode ter seus dados coletados e avaliados por um superior para garantir maior segurança na hora de realizar um trabalho.
O que é coletado?
Apenas com o CPF, CNPJ e currículo, é possível descobrir algumas informações com os trabalhos de background checks, como:
- Histórico profissional e o que foi realizado;
- Problemas comerciais;
- Questões financeiras;
- Ações em redes sociais;
- Avaliação legal, incluindo antecedentes criminais.
Normalmente, quem faz esse trabalho, pode ser o setor de RH da empresa, área jurídica, área financeira ou, o mais comum, um profissional de compliance. Todos colaboram com a descoberta de possíveis fraudes, protegendo, não apenas a empresa, mas todos os funcionários. Fazendo com que estejam em sintonia com os valores da corporação.
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A importância para a empresa
Por conta das análises de background check, a empresa passa a ter relações mais seguras com todos os funcionários, fornecedores e contribuintes, se livrando de possíveis fraudes e descobrindo possíveis riscos com antecedência.
É possível, também, descobrir o que pode ser cobrado de cada fornecedor, compreendendo todos os trabalhos realizados anteriormente para minimizar qualquer expectativa negativa.
A análise ajuda, inclusive, a melhorar a relação e experiência da empresa com os clientes, que passam a confiar nas medidas de segurança e proteção dos dados concedidos para manter uma boa parceria. Tudo o que foi descoberto pelas pesquisas de background check mostram que esse é um trabalho de grande magnitude e importância. Da entrevista até uma análise periódica dos cadastros dos fornecedores da empresa, é válido se atentar a cada detalhe. Muitas vezes o uso de tecnologia é o indicado para que a excelência do trabalho seja real e concreta.