O recurso pode ser classificado de duas formas, levando em consideração a quantidade de checagens feitas
O background check, vem ajudando muitas empresas a encontrar melhores soluções na hora de avaliar pessoas com quem vão realizar atividades e trabalhos para o crescimento de uma corporação.
A checagem de dados visa colocar em prova a segurança da empresa e dos contribuintes, para que nenhuma ação seja tomada de forma indevida, sendo importante para fugir de fraudes jurídicas, financeiras, institucionais e até crimes cibernéticos.
O trabalho é realizado por meio de tecnologias que facilitam as ações e fazem uma avaliação completa, ganhando, assim, mais confiança na relação entre a empresa e a pessoa que vai se beneficiar com os serviços oferecidos.
Massificado x Personalizado
O trabalho de Background Check é dividido em duas categorias, utilizando documentos que vão coletar dados e extrair informações sobre um futuro parceiro comercial, cliente, colaborador ou possível sócio. Entenda as diferenças:
Massificado
Para começar, é preciso entender o que realmente significa essa palavra. O verbo massificar quer dizer algo que se tornou comum ou conhecido pela maioria da população. Sendo assim, fazer o Background Check massificado é trabalhar com mais de um CNPJ ou CPF.
Isso porque, a empresa que precisa do serviço, tem um grande número de checagens diárias. Um exemplo claro dessa opção são as checagens de contribuintes de aplicativos de serviços.
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Personalizado
Enquanto um trabalha com mais de um CPF ou CNPJ, o Background Check personalizado, como o próprio nome já diz, trabalha com apenas um ou um número reduzido. A maior diferença é a quantidade e, por isso, o cliente recebe um dossiê com uma análise mais detalhada, checando pontos importantes que vão servir de exemplo para uma tomada de decisão futura.
Por exemplo, a checagem de franquias de uma loja, que tem uma empresa única que precisa avaliar como está o funcionamento de outros locais, após essa avaliação é decidido se deve-se manter aberta ou não a franquia.
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Formas de aplicar o Background Check
Na hora de realizar as duas formas citadas acima, o profissional de compliance ou das áreas de RH, financeiro ou jurídico, podem fazer sete tipos de background checks. É sempre importante lembrar que, o foco principal é encontrar a verdade. São elas:
Contratação
Realizado na hora da admissão de um fornecedor, avaliando as informações do currículo e, se necessário, históricos acadêmicos e profissionais.
Financeiro
Realizado com clientes, para avaliar o histórico de crédito e possíveis ocorrências financeiras.
Criminal
Feito em qualquer situação para realizar algum tipo de parceria com a empresa. Mas, é mais comum em casos de grande transação de dinheiro ou quando solicitado por lei.
Redes sociais
Para avaliar o comportamento fora dos ambientes de trabalho, é verificado nas redes sociais tanto os contribuintes atuais, quanto possíveis contratações.
Integridade
Sem ultrapassar as Leis de Proteção de Dados, é realizado para descobrir informações sobre os trabalhos anteriores de um funcionário, conversando, até, com ex-chefes.
Identidade
Serve para avaliar as informações dos documentos. Usado, principalmente, com estrangeiros.
Crédito
Avaliar como a pessoa que está sendo analisada, lidou com contas passadas. Feita para quem pediu um empréstimo ou solicitou algum cartão.
O trabalho de um profissional especializado pode colaborar para o crescimento da corporação de forma ampla. Colocando as práticas de Background Check em ação, garante-se a independência do trabalho feito em uma grande quantidade (massificado) ou em pequena (personalizado).