Uma rotina simples que demanda muita proteção; saiba a finalidade da LGPD nesse setor
Criada em 2018 e em vigor desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi escrita com a finalidade de proteger os direitos de liberdade e de privacidade dos cidadãos. Para que eles se sintam seguros a compartilhar documentos e informações que deixamos em empresas e lugares que passamos no dia a dia.
Mas e nos estacionamentos?
Subiu cancela, validou a placa, pegou o ticket, deixou um dos seus bens preciosos lá, depois voltou, pagou e saiu. Rotina comum e com toda certeza, repleta de informações sigilosas que precisam estar sobre segurança máxima. Quais informações?
Tanto para cadastro de mensalistas quando para entradas únicas no estabelecimento, o colaborador está sujeito a ficar exposto a diversas situações quando passa voluntariamente dados como:
- Nome completo;
- CPF;
- Endereço;
- E-mail;
- Telefone para contato;
- Placa do veículo.
É necessário lembrar que apenas com a placa há possibilidade de saber ainda mais:
- Cidade de origem do proprietário;
- Dados técnicos;
- RENAVAM com histórico no DETRAN;
- Débitos em geral;
- Registros;
- Restrições;
- Históricos de furtos e roubos.
E você pensa que acabou? Nem pensar!
As câmeras que protegem também podem expor sua imagem e, além disso, controlam o seu horário de entrada e saída. Para finalizar, ao realizar o pagamento, dados bancários também podem ser vinculados ao cadastro de um estacionamento.
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Qual o motivo de implantar LGPD?
A finalidade, antes de tudo, de integrar essa proteção nos estacionamentos é para estar de acordo com as leis, gerando mais confiança e influência para que os clientes possam frequentar o local.
Além disso, é exigido que os dados coletados sejam usados apenas para uma finalidade específica e pedir apenas o que for necessário.
Como cuidar de todas essas informações?
O fato mais importante de todos é pensar que é necessário muito respeito. Uma vez que, ao ser consentido e autorizado pelo cliente o recolhimento dos dados, a finalidade de ser usado o necessário vai ser cumprida.
Desde a concepção
Desde o início do projeto de seguir as normas necessárias é preciso que a coleta de dados das pessoas seja feita de forma segura e com um time treinado e consciente da importância de manter a discrição.
Mapeamento e monitoramento
Após realizar todos os procedimentos de cadastro e de implementação dos sistemas é importante averiguar quem são as pessoas envolvidas no acesso dessas informações.
Além de manter o sigilo, como comentado anteriormente, elas podem receber o treinamento necessário para manter a ferramenta funcionando, armazenando tudo de maneira correta.
Comunicação
É imprescindível que ocorra uma comunicação direta com os clientes, avisando-os que a LGPD assegura qualquer vazamento de dados e isso pode, sim, acontecer. Avisar e comunicar caso aconteça algum problema é dever do estacionamento.
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Cuidar de um estabelecimento vai muito além de pensar em finanças, como manter funcionando, quem é o público alvo, melhorias internas ou contratações de bons funcionários.
É preciso ter a LGPD e sua finalidade funcionando, para que todas as áreas possam entrar em sintonia e manter em ordem as expectativas entre clientes, colaboradores e empresários. Todos trabalhando e vivenciando uma rotina segura.