Fraudes podem ser apuradas de forma rápida e fácil por meio desta ferramenta
Já pensou em ter um canal de denúncias no seu condomínio? Afinal, é uma ferramenta necessária?
Para considerar essa possibilidade no seu condomínio, é preciso saber que um canal de denúncias ajuda a coibir fraudes e a identificar e corrigir problemas. Mas como funciona um canal de denúncias em condomínios? Separamos todos os detalhes para você!
Em primeiro lugar, é necessário entender a função de um canal de denúncias, uma ferramenta feita para receber relatos de usuários, funcionários ou parceiros sobre possíveis irregularidades.
Após uma informação chegar a um canal de denúncias, ela passa por vários processos. Primeiro, há uma triagem dos dados e, depois, é preciso apurar o que ocorreu. Por fim, uma equipe avalia as medidas necessárias, de acordo com o caso.
Portanto, o canal apura denúncias de fraudes, falhas em processos ou mesmo abusos. Além disso, por meio da ferramenta é possível identificar casos de corrupção, o que torna o recurso essencial em um condomínio. Afinal, em um prédio existem muitos processos.
O canal também é relevante para averiguar condutas, por exemplo, quando alguém não segue uma norma do condomínio. Neste caso, pode ser tanto um condômino quanto um gestor. Logo, o canal de denúncias é o primeiro passo para corrigir o problema.
Vantagens de um canal de denúncias
O primeiro ponto de destaque de um canal de denúncias é a rapidez. Quando já existe uma forma de receber e apurar relatos, a empresa otimiza este processo. Dessa forma, quem quer denunciar não tem que ficar procurando um meio para fazer isso, basta acessar o canal e reportar o fato.
Saiba mais sobre porque a sua empresa precisa de um canal de denúncias clicando aqui.
Em segundo lugar, o canal de denúncias prevê uma atitude sobre um fato, portanto, uma equipe estará pronta para apurar as informações e agir. Assim, uma denúncia sempre terá uma resposta efetiva, tanto para corrigir o problema quanto para averiguar se é uma informação verdadeira.
Por fim, o canal de denúncias reduz os riscos de um negócio, afinal, quando há um canal direto com os funcionários e usuários, há maior controle da gestão.
Como aplicar um canal de denúncias?
Agora que você já conhece algumas das vantagens de ter um canal de denúncias, vamos ao passo a passo. Para implantar a ferramenta, o primeiro passo é buscar uma empresa de confiança.
Antes de criar um canal de denúncias, é preciso ter um manual de conduta porque só assim será possível saber o que está ou não fora das normas. Seguidamente, faça um diagnóstico do condomínio. É importante conhecer os riscos e possíveis problemas.
Depois, basta planejar como o canal de denúncias vai funcionar e, para decidir esta etapa, basta tomar como base as informações do primeiro passo. Por exemplo, se você acha que vai receber denúncias sobre comportamento, deve criar funções com base nesta projeção. Assim, você facilita o contato do usuário com o canal.
Quando tudo estiver pronto, divulgue o canal de denúncias para que todos saibam como, onde e quando denunciar. Por fim, destine uma equipe para cuidar do material recebido porque as denúncias devem ser apuradas e os gestores precisam tomar medidas cabíveis.