Três sinais que mostram o comprometimento de empresas com o ESG

Normalmente é possível perceber que empresas que trabalham com o projeto ESG, são bem vistas pelo mercado em que atua

Implementar um projeto ESG em empresas pode ser uma forma de gerar mais confiança para o mercado, tanto para os empresários e stakeholders, quanto para colaboradores que conseguem observar de forma clara o comprometimento da corporação com uma causa importante no local de trabalho. 

As instituições que aderem o ESG fazem todos os processos apresentarem menos riscos de enfrentar problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes financeiras e receber ações por impactar negativamente o meio ambiente. Sendo assim, a organização vislumbra oportunidades positivas no setor em que atua. 

Conheça mais sobre consultoria empresarial!

O que é ESG? 

Em 2004, o Pacto Global da ONU em parceria com o Banco Mundial publicou pela primeira vez o termo ESG – abreviação de Environmental, Social and Governance – ou, ao traduzirmos de forma livre, Ambiental, Social e Governança. 

O ESG em empresas ajuda um investidor a confiar e tomar melhores decisões na hora de investir, impactando diretamente na reputação da instituição, uma vez que as boas práticas são questões importantes que afetam diversos públicos e interesses. 

As ações podem ser implementadas por um profissional de compliance, o qual busca fazer com que toda a empresa esteja em conformidade com as leis, minimizando possíveis ocorrências e implementando valores e missão da empresa através de três pilares: 

Environmental – Ambiental 

A letra “E” tem como base discutir temas como o aquecimento global, emissão de gases poluentes, poluição do ar e da água, reciclagem, biodiversidade e outras práticas que produzem algum impacto no meio ambiente. Ao mesmo tempo, o quesito ambiental leva em consideração como uma instituição pode contribuir com a redução do uso indevido de agentes poluentes. 

Social 

A letra “S” traz a responsabilidade com a sociedade, respeitando os direitos humanos, as leis trabalhistas, a segurança no trabalho, a diversidade entre pessoas, a proteção de dados e o relacionamento geral em comunidade.

Governance – Governança

A letra “G” está ligada às boas práticas de processos e estratégias na orientação da administração das empresas. Sendo assim, avaliação da conduta corporativa, práticas anticorrupção, conhecimento de como funcionam canais de denúncias, processos de auditorias internas e externas, respeito aos direitos de consumidores.

Sendo assim, quando as três pautas estão alinhadas, é possível perceber os benefícios e reconhecer o verdadeiro diferencial do ESG nas empresas.

Você também pode gostar de: Qual o impacto da tecnologia no S das políticas ESG?

Empresas com práticas ESG

Para descobrir se as empresas praticam o projeto ESG e são bons lugares para investir, é possível analisar três sinais. São eles: 

1 – Em suma, defendem causas naturais e buscam sempre por melhorias junto ao time de colaboradores e empresários.

2 – Promovem políticas de inclusão e engajamento com pautas sociais, demonstrando interesse em manter o local de trabalho com cada vez mais equidade.

3 – Diminuem as práticas de corrupção, assédio e discriminação junto ao time de compliance, que está preparado para evidenciar todas as leis e cumpri-las. Pois assim, essa prática faz com que todos os processos estejam alinhados com o time de gestores e responsáveis de cada área da instituição. 

Sendo assim, ao perceber que esses três sinais de empresas com o programa ESG estão funcionando é possível perceber como os benefícios são palpáveis

Em suma, menos desperdício de materiais, inclusão e respeito de interesses de diversos públicos, melhora de desempenho financeiro e uma gestão aplicada em garantir melhorias. 

plugins premium WordPress
Já está de saída? Que tal receber uma proposta comercial? Cadastre seu e-mail e o serviço que procura, entraremos em contato!😉