Organização e resultado são palavras que definem a auditoria interna
A auditoria interna é um trabalho importante para fazer uma corporação se desenvolver, avaliando sempre as melhores opções sem deixar de seguir as normas pré-definidas. Imagine que a empresa é um trabalho em grupo da escola e todos precisam fazer a tarefa para ganhar uma boa nota.
Uns têm habilidades de comunicação, outros de pesquisa, outros de liderança e têm aqueles que organizam tudo para que os objetivos da entrega final sejam alcançados. Essa pessoa, que organiza, está fazendo um trabalho de auditoria interna.
O que é auditoria interna?
Um auditor avalia os planos de ação para auxiliar a empresa com métodos necessários, para que todos os contribuintes façam e mantenham um trabalho eficaz. Ele observa o que precisa melhorar e cria estratégias para que as operações possam trazer resultados. Além disso, é na auditoria interna que é verificado se o cumprimento de normas e políticas definidas previamente estão acontecendo.
Leia também: Vale a pena investir em auditoria preventiva?
Quem faz o trabalho de auditoria interna?
Para fazer auditoria interna o profissional pode ser formado em áreas diferentes, como: ciências contábeis, administração, economia, direito, engenharia, medicina e entre outras. É válido ressaltar que não é obrigatório ter uma formação específica, mas é preciso ter o senso de organização e ter um treinamento para atuar com excelência.
O auditor pode fazer parte da própria organização ou ser contratado como um serviço terceirizado – que também é oferecido pela IAUDIT, confira – e, independentemente, ambos precisam realizar o trabalho de manter todas as áreas da empresa em sintonia, funcionando e encontrando soluções.
Auditoria interna e suas ramificações
Os apontamentos de melhorias e as formas efetivas que a empresa precisa tomar para desenvolver, divide a auditoria interna em algumas áreas, que contribuem para um bom resultado, são elas:
- Auditoria contábil e fiscal
Responsável por analisar o patrimônio da organização, averiguando se as ações tomadas estão sendo respeitadas, colaborando a combater as irregularidades contábeis, financeiras e econômicas.
- Auditoria operacional
Responsável por buscar informações da organização da empresa, fornecendo melhorias para o funcionamento, envolvendo a gestão, com relatórios para trazer soluções eficazes e eficientes.
- Auditoria de sistemas
O profissional de auditoria interna de sistema, é responsável pelos procedimentos tecnológicos da empresa, é ele quem vai medir a segurança dos softwares usados e, também, se os dados dos colaboradores estão devidamente protegidos.
- Auditoria de qualidade
Como o nome mesmo já diz, essa auditoria é responsável por medir a qualidade, tanto dos produtos da empresa, quanto do trabalho realizado. Fornecendo uma análise fundamentada em critérios objetivos que geram confiança ao cliente, verificando tudo o que pode ser corrigido.
- Auditoria de ambiental
Responsável por analisar os impactos que a empresa causa no meio-ambiente, tal qual, como os funcionários participam para colaborar com alternativas sustentáveis.
- Auditoria de gestão
Relacionada aos gestores da organização, essa auditoria interna, analisa o desempenho dos “chefes”, avaliando se eles estão usando os recursos da empresa de forma eficaz. Isso para trazer melhorias e que o desempenho ideal seja alcançado.
Entenda mais sobre tipos de auditoria: 5 principais tipos de auditorias que podem ajudar sua empresa
Auditoria interna é uma área que precisa de total atenção ao profissionalismo. Uma vez que, muitas vezes, o auditor avalia o próprio trabalho e até de seus supervisores. A veracidade é o que importa e a minuciosidade para garantir um bom resultado é a principal função.