Desde 2012, a IAUDIT Tecnologia oferece o Canal de Denúncias. Desenvolvido para evitar fraudes, fazer a coleta, analisar e reportar os casos de denúncias de forma imediata,em um sistema totalmente customizável, com atendimento via canal 0800, caixa postal, e-mail e hotsite.
Segundo o Report to the Nations on Ocupational Fraude and Abuse 2022, relatório publicado pela ACFE – Association of Certified Fraud Examiners, 42% dos casos de fraudes foram descobertos pelas empresas, através de apontamentos indiretos ou “dicas”.
Por esse motivo, é importante ter um mecanismo para denúncias efetivo. Assim, pessoas dentro e fora das empresas, podem apontar ocorrências e não conformidades com o código de conduta e políticas da empresa, para maior segurança e confiabilidade de todos.
Benefícios do Canal de Denúncias:
Estimula um ambiente de trabalho ético e transparente;
Agiliza na detecção de desvios de conduta e fraudes. Isso porque, a informação chega à administração "sem filtros";
Estimula a denúncia de atos ilícitos ou incompatíveis com as políticas internas;
A divulgação do canal, se feita com transparência e objetividade, mostra aos colaboradores, funcionários ou terceiros, que o canal existe para ajudar e não para prejudicá-los;
Oferece à sociedade, um meio de comunicação rápido e efetivo com a empresa;
Protege o patrimônio da empresa, inclusive a marca.
Assim, garantimos a obtenção de dados qualificados a partir da denúncia, que pode ser realizada de forma anônima, sem o temor de sofrer retaliações. Ou, caso seja da vontade do denunciante, é possível fazer sua identificação, para a coleta de mais informações a serem usadas nas investigações.
De qualquer maneira, o mais indicado pelas boas práticas, é a implantação de um canal terceirizado, para que haja a real imparcialidade o recebimento e tratamento das denúncias.
Para tanto, existe uma série de dados capazes de apontar os efeitos desse mecanismo. Confira:
Com mais de 63 mil denúncias registradas através do canal, temos expertise no assunto.
75.73% das denúncias são anônimas. O informante interage apenas com o número de protocolo, sem obrigatoriedade de identificação, trazendo mais segurança.
24.26% dos usuários preferiram se identificar para auxiliar na apuração dos casos.
Métrica das ocorrências:
24.21 % relações trabalhistas
24.98 % assédios e discriminações
Os relatos são feitos:
48.98% pelo portal
36.05% via 0800
Fonte: Base de Dados IAUDIT:
“O Canal de Denúncias da IAUDIT sem dúvidas foi o serviço / ferramenta que nos possibilitou vivenciar princípios éticos e minimizar riscos.”
José Junior, Usina Moreno fev 2021
“O Canal de Denúncias da IAUDIT sem dúvidas foi o serviço / ferramenta que nos possibilitou vivenciar princípios éticos e minimizar riscos.'
José Junior, Usina Moreno fev 2021
“O Canal de Denúncias da IAUDIT sem dúvidas foi o serviço / ferramenta que nos possibilitou vivenciar princípios éticos e minimizar riscos.'
José Junior, Usina Moreno dez fev 2021
“O Canal de Denúncias da IAUDIT sem dúvidas foi o serviço / ferramenta que nos possibilitou vivenciar princípios éticos e minimizar riscos.'